• Giovanna Oliveira

Devo investir em Anúncios Pagos?

A demanda existe e as gigantes da tecnologia são as maiores especialistas quando se fala de Marketing Digital. Contrariando previsões mais modestas, o Facebook teve receita superior a US$ 18 bi no segundo trimestre de 2020. Este aumento tem relação direta com as mudanças no comportamento de compra dos clientes durante a pandemia e o fechamento da maioria dos pontos físicos.

Segmentar anúncios para públicos específicos é apresentado frequentemente como a solução mágica para aumentar as vendas. Seja através de promessas milagrosas vindas de profissionais da área ou da veiculação da informação partindo apenas do interesse de venda, muitas empresas se vêem frustradas e acabam desistindo de investir em anúncios.


Nesta primeira parte de conteúdos sobre anúncios pagos, falaremos sobre o que é preciso estar sendo feito dentro do setor de Marketing para que a conversa sobre o uso dessa ferramenta seja coerente.


O que é Marketing Digital?


O boom do termo Marketing Digital confunde muitos usuários. Marketing Digital é um conjunto de ferramentas para vender no ambiente digital. Oferecer um cupom de desconto para um cliente voltar a comprar em seu site é uma das ferramentas do Marketing Digital. O uso estratégico do SEO para melhorar o posicionamento de um site nos sites de pesquisa é Marketing Digital.

Quando entendemos que trata-se de um conjunto de ferramentas, consequentemente entendemos que elas trabalham de maneira conjunta e não isolada.


Imagine a situação: uma pessoa vê em uma das suas redes sociais um influencer utilizando um produto. Mais tarde, ele entra do Google e pesquisa aquele produto, encontra o site da empresa através de um anúncio pago e realiza a compra.


A quem esta venda deve ser atribuída?


De acordo com as regras padrão de campanhas, a atribuição da venda será dada ao anúncio no Google. Entretanto, olhando a jornada do cliente de forma global notamos que os modelos de atribuição apesar de eficientes para a obtenção de métricas ele falha ao fornecer informações reais dos comportamentos de compra.


Com essa informação é possível concluir que os resultados também devem ser observados de forma global e, consequentemente, todas as ações de marketing devem ser pensadas de forma a trabalharem juntas.


Foco no Orgânico


Vendas orgânicas são aquelas que ocorrem sem um investimento direto no marketing. Independente da estratégia adotada o objetivo de aumentar as vendas deste canal deve sempre ser prioridade. Pensando dessa forma, é possível estabelecer uma base saudável antes de partir para mídias pagas:


1. De olho no SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de ações que buscam melhorar a colocação de um site em mecanismos de busca online. Ele foca na criação de conteúdo, SEO on page (uso de palavras-chave de pesquisa dentro da página em locais estratégicos) e a experiência do usuário.


2. Mídias Sociais


Muito além de vitrine, as Redes Sociais são uma forma de estreitar o relacionamento com o cliente e aumentar a confiança no seu negócio. Como falamos no nosso post sobre planejamento de mídias sociais, 94% das pessoas no Brasil afirmam que usam o Instagram para descobrir e comprar produtos. Alimentando as redes de forma consistente e coerente com os interesses do cliente mantém o seu negócio no radar de quem consome o seu conteúdo, e mesmo que a venda não aconteça no momento que ele vê a postagem ele pode voltar posteriormente.


3. Email Marketing


A captação de leads (clientes em potencial) é uma busca constante no meio digital, mas a forma como uma empresa trabalha sua lista é um grande diferencial. Oferecer um email marketing interessante para o cliente é algo que vem analisando os resultados. Às vezes uma mudança sutil como utilizar o nome do cliente no assunto pode fazer toda diferença. É muito importante trabalhar os leads por tratarem-se de usuários que já demonstraram interesse no seu serviço, o que reduz o custo de aquisição de cliente (CAC).


4. Experiência de compra


Quando adquirimos um produto ou serviço o mínimo que esperamos é um bom atendimento e que aquilo que compramos seja de qualidade. Manter canais abertos de comunicação com o cliente ajuda a manter uma curva de aprendizado constante sobre como uma empresa pode melhorar a experiência de compra. A curto prazo o impacto pode não parecer grande, mas páginas como Reclame Aqui possuem prioridade quando buscamos o nome de uma empresa nos sites de pesquisa e muitos clientes buscam informações no site antes de fechar uma compra ou negócio.


Caso precise de ajuda com sua marca (incluindo posicionamento) ou site, a LM oferece consultorias gratuitas, você pode marcar seu horário aqui.


Santo de casa faz milagre sim

Quando o posicionamento da empresa está bem estabelecido no digital, é a hora de pensar em anúncios pagos. Com a rede de segurança das ações orgânicas a empresa não somente vai obter resultados melhores como poderá entender os ajustes a serem feitos durante os períodos de teste.

É importante, contudo, saber que quando se trabalha com investimentos como estes a atenção deve ser muito maior: qualquer erro pode significar um desperdício de recursos. Por isso, manter um responsável pelas contas de anúncio é uma prática saudável que não somente auxilia no aumento das vendas mas previne esse tipo de desperdício.

28 visualizações
LOGO-LMbrnco.png
  • Instagram Social Icon
  • Facebook
  • Youtube

© 2020 LM&Co.

 

Bauru>

Bauru: R. Manoel Pereira Rolla 18-50

17012-190

São Paulo: R. Dr. Paulo Vieira, 374.

01257-000

CNPJ: 30.613.593/0001-22

(14)981969412

A entrega de produtos pode variar conforme disponibilidade e produção.

xkhgh.png