• Giovanna Oliveira

3 Ferramentas para o Gerenciamento de Redes Sociais

Produzir conteúdo para internet é parte importante do posicionamento da marca no mercado. Além de ajudar a estabelecer uma relação de confiança com o cliente, é através dele que uma empresa se mantém presente em sua vida.


Segundo uma pesquisa apresentada por Silvia Ramazotti, Product Marketing Manager do Facebook, no Fórum E-Commerce Brasil em 2019, 94% das pessoas no Brasil afirmam que usam o Instagram para descobrir e comprar produtos. Do Instagram Shopping até anúncios no Feed e Stories, empresas podem aproveitar as paixões das pessoas e inspirá-las a agir.

Nas redes sociais, as pessoas procuram conteúdos não só interessantes, mas que também as mantenham informadas. Segundo a mesma pesquisa, os perfis mais seguidos pelos usuários são: 78% celebridades, 73% marcas, 71% tendências e 72% influenciadores. Aí está uma grande oportunidade para a sua empresa!

Destaca-se também a importância do Instagram Stories, o qual foi citado por 73% como uma ótima maneira de conhecer uma empresa ou serviço.


Sabendo do impacto das redes sociais nas vendas, faz-se necessário o uso de ferramentas para o gerenciamento delas. A gestão de mídias sociais é tão importante quanto o conteúdo que elas apresentam. Profissionais da área se especializam neste tipo de atividade, contudo nem toda empresa conta com um núcleo de marketing muitas vezes essa função é exercida pelo próprio proprietário.


Hoje vamos dar dicas de ferramentas simples que auxiliam no planejamento e execução de um plano de comunicação.


1) Planilhas do Google (Gratuita)


Uma das formas mais comuns de fazer o calendário de gestão de conteúdo é através do Excel. É possível encontrar diversos templates prontos na internet que ajudam e muito o planejamento das suas postagens e as demandas que cada uma delas pode gerar:

2) RD Station Marketing (Paga)


O RD Station é uma ferramenta paga utilizada principalmente para a aquisição, gestão e segmentação de leads, a fim de utilizá-los em campanhas de email ou fluxos de automação. Outra funcionalidade é a gestão de redes sociais. É possível agendar publicações no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além dos relatórios de resultados e a integração com os dados dos leads.


Além disso, ele fornece algumas sugestões de datas especiais:


3) MLabs (Paga)


O Mlabs além do gerenciamento de mídias sociais também possui integrações com o Google Merchant, WhatsApp e Google Analytics, o que proporciona a possibilidade de análises ainda mais detalhadas.


Outra vantagem do MLabs é a atribuição de tarefas para a equipe de produção de conteúdo além do acompanhamento detalhado de cada etapa da produção. Por ser intuitiva ela facilita e muito a gestão:

É possível através dele fazer a programação de posts, inclusive Instagram Stories, o que otimiza o processo de postagem e permite uma atenção maior para a área estratégica:

Apesar de não ser gratuito, o MLabs oferece planos a partir de R$ 12,90 por mês.


Existe ferramenta ideal?


A diversidade de ferramentas disponíveis já responde essa pergunta. Entender as necessidades da sua empresa é o primeiro passo antes de fazer essa escolha.

A medida que a empresa cresce, o mesmo acontece com a complexidade das estratégias adotadas no marketing. Em nossa postagem "6 Contas do Instagram para quem produz conteúdo"trouxemos algumas sugestões de contas que também trazem dicas de gerenciamento.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram Social Icon
  • Facebook
  • Youtube
LOGO-LMbrnco.png

© 2020 LM&Co.

Bauru>

Bauru: R. Manoel Pereira Rolla 18-50

17012-190

São Paulo: R. Dr. Paulo Vieira, 374.

01257-000

CNPJ: 30.613.593/0001-22

(14)981969412

A entrega de produtos pode variar conforme disponibilidade e produção.

xkhgh.png
pacto-global.png