• Giovanna Oliveira

Dia dos professores e o acesso à educação de qualidade

O dia dos professores no Brasil é comemorado no dia 15 de Outubro. Sua origem deu-se através de um decreto de 1827, no mesmo dia, em que o Imperador do Brasil Dom Pedro I ordenou que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Apesar disso, a data passou a ser comemorada apenas 120 anos depois, em 1947.

Paulo Freire - Fonte: cnte.org.br

A educação é uma das ferramentas para o desenvolvimento sustentável e possui seu Objetivo. O ODS 4 - Educação de qualidade, visa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS4 | Fonte: nacoesunidas.org

No Brasil, este objetivo assim como os outros sofreu adaptações para adequá-lo à nossa realidade. No site do IPEA é possível consultar as alterações assim como os indicadores de cada uma.


A meta 4.c destaca a importância da qualificação dos professores:


Nações Unidas:


Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.


No Brasil:


Até 2030, assegurar que todos os professores da educação básica tenham formação específica na área de conhecimento em que atuam, promovendo a oferta de formação continuada, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, inclusive por meio de cooperação internacional.


Observando o site do IPEA, pode-se notar a diferença de qualificação entre professores e professoras do ensino infantil: enquanto 78,4% das professoras possuem qualificação, apenas 28,6% dos professores passaram no mesmo critério no estado de São Paulo:

Paralelamente, durante a pandemia, a adoção do modelo de ensino a distância (EAD) evidenciou ainda mais o abismo do acesso à educação no Brasil. Conforme foi discutido no post sobre o acesso a tecnologia e o desenvolvimento sustentável, segundo uma pesquisa do IBGE, em 2018 quase 46 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet. A mesma pesquisa apontou dois motivos principais, além da falta de interesse, para este dado: cerca de 20% não tem acesso aos serviços e/ou aparelhos e quase 42% não sabem utilizar internet.


A LM gostaria de parabenizar todos os professores e professoras neste dia!


Você pode acessar outros artigos sobre as ODS aqui.


30 visualizações
  • Instagram Social Icon
  • Facebook
  • Youtube
LOGO-LMbrnco.png

© 2020 LM&Co.

 

Bauru>

Bauru: R. Manoel Pereira Rolla 18-50

17012-190

São Paulo: R. Dr. Paulo Vieira, 374.

01257-000

CNPJ: 30.613.593/0001-22

(14)981969412

A entrega de produtos pode variar conforme disponibilidade e produção.

xkhgh.png
pacto-global.png