top of page

Como criar sua loja no Instagram e começar a vender

Já pensou em vender seus produtos em uma loja no Instagram? A rede social fornece um leque de ferramentas que possibilita novos negócios de expor seus produtos sem uma API de loja virtual.

Segundo uma pesquisa apresentada por Silvia Ramazotti, Product Marketing Manager do Facebook, no Fórum E-Commerce Brasil em 2019, 94% das pessoas no Brasil afirmam que usam o Instagram para descobrir e comprar produtos. Do Instagram Shopping até anúncios no Feed e Stories, empresas podem aproveitar as paixões das pessoas e inspirá-las a agir.


Primeiramente, você precisa de uma conta comercial no Instagram.


Não sabe fazer isso? Fique tranquilo! Veja aqui como criar uma conta comercial no Instagram:


Em "Configurações", clique em "Conta" e em seguida, na última posição "Mudar para uma conta profissional".

Agora a conta da sua empresa pode utilizar todas as ferramentas de venda.


Ela permite que você faça parcerias, marque produtos e entre em contato com o seu cliente.


Caso você conte com blogs ou deseja que os contatos de todos os seus vendedores fiquem disponíveis, você pode usar o linktree.


Como cadastrar seus produtos na sua conta comercial?


Se sua empresa não está com seu catálogo cadastrado, já está na hora de fazê-lo! Através do painel de negócios do facebook, você pode cadastrar seus produtos:

Com os produtos cadastrados, eles automaticamente ficarão disponíveis para você marcá-los em seu Instagram. É necessário, contudo, tomar cuidado com as diretrizes de venda do aplicativo: elas são rígidas com determinados tipos de produtos. Você sempre pode solicitar uma análise manual do Facebook.


Com seus produtos cadastrados você pode marcá-los em suas postagens enviando diretamente para o link do WhatsApp, onde você pode finalizar a sua venda.


Neste caso é importante lembrar que os cálculos de frete e a ferramenta de pagamento ficam por sua conta. Para quem ainda não possui recursos para um e-commerce, o Instagram é uma ótima alternativa.


Em 2020 o Instagram disponibilizou a função Loja, que mostra para os usuários contas de marcas relevantes de acordo com seus interesses.


Lógico, manter um feed organizado e coeso é a chave aqui: após toda a divulgação o seu cliente vai se deparar com o seu Instagram. A organização das informações e a facilidade para tirar dúvidas é muito importante.


Outra função relevante é a de enviar mensagens automáticas caso o cliente se comunique fora do horário comercial.

A LM está com uma promoção de combo Marca + Mídias digitais para que seu feed fique à altura da sua loja, é só clicar aqui para conversarmos no WhatsApp.

bottom of page