• Giovanna Akkari

Sivaldo Camargo - "Criança entra no mundo da dança como se estivesse entrando no espelho de Alice"

Atualizado: 27 de Set de 2019


Sivaldo Camargo | Fonte: Acervo Pessoal

Sivaldo Camargo, aos trinta e nove anos de carreira, sendo dez na Prefeitura de Bauru e oito na Companhia Estável de Dança, já dirigiu, coreografou e atuou em dezenas de trabalhos e cidades. Fundador do grupo de teatro "Azeite de Mamona, já trabalhou tanto no interior do Estado de São Paulo quanto na capital, tendo como mestres Ismael Guiser, Yoko Okada, Ivonice Satie, Edith Pudelko, Décio Otero, entre tantos outro, mas sua formação em estudos de dança foi na cidade de Bauru.

Simultaneamente a suas ações na cidade de São Paulo, Sivaldo Camargo iniciou seus estudos de teatro na escola Macunaíma, voltando posteriormente para o interior.


"A arte e a cultura estão ligadas a essência do ser, a arte não tem o poder de mudar diretamente a vida das pessoas, mas pode trazer consciência e ser um estimulo de luta para muitas injustiças."


Morte E Vida Severina | Fonte: Hanna Queiroz

"Morte e Vida Severina" aconteceu em Bauru no mês de Agosto, encerrando a agenda de comemoração do aniversário da cidade. Criada de forma inédita para a Companhia Estável de Dança e contando com 12 bailarinos no seu elenco, Sivaldo Camargo foi diretor artístico e professor da Companhia. Em entrevista para a coluna de Cultura da Prefeitura de Bauru, ele relata: “'Morte e Vida Severina' utiliza os corpos como elemento para a narrativa da história, considerada ainda atual por refletir as dificuldades que atingem parte da população, levando ao público uma reflexão sobre a luta pela sobrevivência e o descaso público”.



Morte E Vida Severina | Fonte: Hanna Queiroz

Sivaldo diz que a dança tem uma história milenar. Na realidade, não apenas a dança, mas a arte pode ajudar na vida das pessoas: a como descobrir questões éticas e sociais e também como descobrir na dança uma opção profissional e construir um plano de carreira. Como outras artes exige muita disciplina, e ela não está ligada a velocidade do mundo.




"Criança entra no mundo da dança como se estivesse entrando no espelho de Alice. É um mundo maravilhoso, mas nada fácil."

A Companhia Estável de Dança é um projeto da Secretaria de Cultura Bauru e realiza apresentações de dança contemporânea, ballet clássico e neoclássico. Com o objetivo de profissionalizar jovens e adolescentes como bailarinos, o projeto é dirigido por Sivaldo Camargo e realiza apresentações em Bauru e nas cidades da região.


A primeira parada da Companhia foi no FACE (Festival de Artes Cênicas), em sua 8º edição. É uma realização da Secretaria de Cultura e do grupo Protótipo Tópico - que também é o idealizador do Festival, e tem o apoio do Coletivo Boitatá; Bodega; SESC Bauru; Ótica Prince e restaurantes Baitacas, Citys Burguer, Ville Lounge e Bom Motivo Restaurante. Veja mais no vídeo do Jornal Dois.


"Morte E Vida Severina" será apresentado pelo Estado de São Paulo. Mais sobre o trabalho de Sivaldo na página da Companhia.


0 visualização
LOGO-LMbrnco.png

© 2020 LM&Co.

 

Bauru>

Bauru: R. Manoel Pereira Rolla 18-50

17012-190

São Paulo: R. Dr. Paulo Vieira, 374.

01257-000

CNPJ: 30.613.593/0001-22

(14)981969412

A entrega de produtos pode variar conforme disponibilidade e produção.

xkhgh.png