top of page

ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Os Objetivos de DesenvolvimentoSustentável, ou ODS, são diretrizes que compõem uma agenda lançada pela ONU em setembro de 2015 e que visam trazer a dignidade a todas as pessoas, integrando o desenvolvimento econômico com a manutenção do meio ambiente, de forma a promover o desenvolvimento globalmente.


Hoje daremos introdução à ODS número 8: 

ODS 8 | Fonte: nacoesunidas.org

A inovação tecnológica e a igualdade de oportunidades são os pilares deste objetivo. O objetivo 8 engloba tudo o que se relaciona a todas as pessoas tendo acesso ao trabalho digno e produtivo, que contribua elevando a produtividade econômica de um país, sempre mantendo em mente a dissociação deste desenvolvimento  com a degradação ambiental.


Isso se dará através da modernização tecnológica e diversificação das atividades econômicas, apoiando as atividades que gerem empregos dignos, incentivando o empreendedorismo e a inovação. 


Outra questão importante é a diminuição da desigualdade salarial e social, que impede que trabalhadores busquem uma formação e diminui a proporção daqueles capacitados a atuarem em empregos melhores.

Estas mudanças estão baseadas sempre na manutenção das condições dignas e direitos trabalhistas que protegem os interesses do trabalhador de forma a erradicar definitivamente o trabalho escravo e a precarização da mão de obra.


bottom of page