top of page

Glossário LM de Criação de Marca - Pt. 1

Sabe todo o processo de criação de uma marca? Daremos início a uma série de posts explicando cada etapa. Na nossa primeira reunião, discutimos alguns elementos importantes para o negócio:


Brainstorm:


É uma técnica muito utilizada nas áreas de criação, serve como um espaço para preencher todas as ideias e pensamentos de um grupo ou de uma pessoa. A partir dessa técnica, o gestor do projeto ou a equipe define as principais ideias para solucionar um específico problema.


Branding:

É a gestão de estratégia da criação de marca do seu negócio. É um planejamento e estrutura do conceito da marca, potencializando sua força visual diante dos consumidores.


Briefing:


É uma ferramenta que apresenta as informações necessárias para a execução de um determinado projeto. Uma leitura muito utilizada e de extrema importância na área de Marketing e Design.


Modelo de negócio ou Canvas:


De acordo com o SEBRAE, o Modelo de Negócio (ou Canvas) é uma ferramenta para organizar e listar, de maneira simplificada, todos os elementos e etapas de um empreendimento. Foi proposto pelo suíço Alex Osterwalder para simplificar o complexo plano de negócios.

De maneira resumida, ele reúne em um quadro os componentes principais de uma empresa: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, principais parcerias e custos.

Apresentado através de blocos de forma a possibilitar uma visualização completa, ele permite que o empreendedor planeje de forma integrada todos esses elementos.

Pareceu rebuscado? Veja abaixo o Canvas da LM:


MVP:

O Produto Mínimo Viável, ou Minimum Viable Product (MVP), é a versão mais básica de um produto final de uma empresa. Este produto serve para oferecer ao mercado as funcionalidades propostas pelo empreendedor e viabilizar o seu negócio.

Aqui na LM&Co nosso MVP é o Logo Simples, por tratar-se do nosso produto mais acessível mas que proporciona ao nosso cliente a real experiência de contratar nossos serviços.

Persona:


Você conhece o seu cliente? A persona é o agrupamento de um público alvo em um único indivíduo, que possui nome, idade, gênero, preferências e necessidades. Uma empresa pode ter várias personas, cada uma consumindo de uma forma diferente.

Essa ferramenta tem como função guiar o processo de criação desde o início e também as estratégias de venda. 


Você anunciaria um brinquedo para crianças em uma revista de moda?

Pode parecer uma pergunta boba, mas a definição das personas desde o início salva muitos negócios de cometer erros comparáveis a este, mesmo que não pareçam tanto absurdos no primeiro momento.


Definir a persona do seu negócio lista todas essas características para que a sua comunicação fale a língua do seu cliente e, consequentemente, você venda mais.


Propósito:


O golden circle (ou círculo dourado) é um modelo proposto pelo especialista em liderança Simon Sinek para desenvolver o valor de uma ideia (ou produto). Aqui, o produto é apenas uma parte do processo, que possui um grau de complexidade que pode ser visto abaixo:

O quê? Como? Por quê?

Através dessas perguntas você encontra o propósito da sua empresa. Apesar de ser apresentado como uma parte interna, ele deve ser o ponto de partida:


Por que um cliente deve escolher a sua empresa entre os concorrentes?


Você pode ver a palestra legendada aqui:

Você pode acessar mais conteúdos como esses aqui.

bottom of page