top of page

Compilado 3 Perguntas: Retrospectiva 2020

Nesta semana, a LM traz um compilado do 3 Perguntas que expõe de forma clara quais foram os guias das nossas ações durante o ano de 2020: o empreendedorismo social, a comunicação pela paz e a importância do propósito.

Montagem com fotos de: Gisela Solymos, Raquel Cabral e Célia Kano
Gisela Solymos, Raquel Cabral e Célia Kano - Fonte: Acervo pessoal

1) Gisela Solymos - O empreendedorismo social como catalisador de mudanças


Gisela é empreendedora social e foi Gerente Geral do CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional) até 2017 e hoje é Coordenadora de Inclusão Produtiva da Unidade de Políticas Públicas e Relações Institucionais no SEBRAE-SP.


Eleita Empreendedora Social 2011 pela Schwab Foundation, e empreendedora social 2012 pela Ernest & Young; fellow Ashoka 2012, integrou o Grupo de Estudos Nutrição e Pobreza do Insituto de Estudos Avançados da USP (2003-2017).


Clique na imagem abaixo para ler:

Montagem de foto de Gisela Solymos com a seguinte frase: "A primeira coisa para enfrentar um problema é reconhecer, antes de olhá-lo, que ele pode ser uma imagem pré-concebida minha. Se eu chego na casa de uma pessoa e digo que a construção não é adequada para moradia e que eu farei essa adequação, apesar de não estar completamente errado, pode ser uma forma violenta de lidar com o problema. O jeito de tratá-lo ele é partir daquilo que se tem."

2) Raquel Cabral - A Comunicação para a Paz


Raquel Cabral é doutora em Comunicação Institucional e mestre em Estudos Internacionais de Paz, Conflitos e Desenvolvimento Social pela Universitat Jaume I, na Espanha. Mestre em Comunicação Midiática e graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil.


Atualmente professora do Departamento de Comunicação na Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP nos cursos de graduação em Relações Públicas e pós-graduação em Comunicação.


Clique na imagem abaixo para ler:

Montagem com a foto de Raquel Cabral e a seguinte frase: "Romper com essa “bolha” é sempre necessário, pois é preciso ter diversidade de acesso à informação a fim de que se possa conhecer distintos pontos de vistas sobre uma mesma questão, por exemplo, ou para se “perceber” as manipulações, as intersubjetividades interpretativas ou as verdades existentes nos fatos e acontecimentos. "

3) Célia Kano - Muito Além do Lucro


Célia Kano é engenheira e mestre formada pela Poli-USP. Iniciou a sua carreira em grandes empresas nacionais e multinacionais, implementando rotinas de análise e gestão. Após um período, com a grande bagagem e repertório adquiridos ela decidiu direcionar o seu trabalho para causas que representariam um impacto social.


Hoje ela divide seu conhecimento com milhares de mulheres através da Rede Mulher Empreendedora e também atua no fundo patrimonial Amigos da Poli, que fomenta projetos inovadores na Universidade.


Clique na imagem abaixo para ler:

Montagem com foto de Célia Kano e a seguinte frase: "As mulheres empreendedoras, especificamente, tem muito a acrescentar, pois trazem produtos mais preocupados com a diversidade, aumentam as referências de liderança feminina e ajudam a criar sociedades mais prósperas, pois tem uma maior preocupação com a sua comunidade, família e a educação dos seus filhos."

Você pode acessar outras entrevistas aqui.

bottom of page