top of page

A Década da Ação já começou!

Aliás, o que é a Década da Ação? O que este fato impacta em nossas vidas?

Foto Bolivianas subindo um monte representando as ODS
Foto: PNUD Bolívia

A década de 2020 é o prazo que todos os países-membros da ONU têm para cumprir as 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E em 2019 os líderes globais lançaram a campanha "Década da Ação" para impulsionar o cumprimento das metas até 2030.


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi o primeiro pacto da humanidade para que todos se empenhem em melhorar o futuro do nosso ambiente, englobando em 360º todos os aspectos do bem-estar humano, como o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, direitos e deveres e mais.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No entanto, temos certeza que você já conhece os objetivos e que possivelmente já tenha lido algo aqui em nosso blog, não é? Mas a questão principal é, qual é o meu papel nesta causa?


Qual meu papel na "Década da Ação"?

Sim, nós temos um papel importante no cumprimento das ODS, mesmo que os responsáveis finais sejam os países-membros da ONU.


Menos de 10 anos é o tempo que temos para melhorar as condições de vida da humanidade no planeta terra, e precisamos de mobilização social para incentivar a comunidade a estabelecer metas para que isso seja cumprido, por isso acompanhe algumas dicas do que você pode fazer para contribuir com este marco:


1. Apoiar negócios locais sustentáveis

É o famoso trabalho de formiguinha! Existem inúmeros trabalhos locais que tem como premissa a sustentabilidade. O seu vizinho artesão que reutiliza materiais que seriam descartados. Costureiros e costureiras que reutilizam roupas para recriar uma nova peça. O moço da feira livre do bairro que planta os alimentos em sua propriedade e assim por diante. Além de ser sustentável, você apoia os pequenos empreendedores e aprende cada vez mais sobre o consumo consciente.


2. Fornecer conhecimento técnico

É preciso conhecimento técnico para complementar serviços essenciais nas áreas dos chamados “assuntos inacabados dos ODS”. Por exemplo, se você for um profissional da área da saúde você pode se voluntariar para contribuir com alguma logística das Unidades Básicas de Saúde do seu bairro (ODS 3).

Se dividirmos nossos conhecimentos em prol de alguma ação concreta teremos muitos trabalhos de qualidade e efetivos, pode apostar!


3. Coletar Dados

Você em conjunto com as lideranças do seu bairro podem avaliar o progresso dos ODS e aumentar o conhecimento local através de formulários participativos de monitoramento, divulgação local e disseminação de ferramentas como o MY World 2030.


4. Incentivar Organizações sem Fins Lucrativos

Existem muitas formas de você incentivar ONGs de sua cidade, do seu estado até mesmo do país ou internacionais. Uma delas é se voluntariando, colocando a mão na massa realmente e contribuindo com as ações propostas pela a organização.


Outra forma e fazendo doações, que podem ser através de campanhas ou as doações recorrentes. Esta é uma forma válida para apoiar e incentivar para que essas ONGs continuem exercendo suas funções e principalmente de dialogar com nossos representantes em prol da melhoria contínua de nossa comunidade.


5. Pressionar nossos representantes

Você sabia que a mudança global do clima é uma das principais barreiras para o cumprimento de quase todos os ODS?


O relatório “The Heat is On”, lançado em 2019 pela Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima e o PNUD, destaca que há diversos sinais, em todas as partes do planeta, de que diferentes nações enfrentam os efeitos adversos da mudança do clima.


Nos últimos anos também acompanhamos que o Brasil desempenhou pouco o papel de contribuir para a melhora das condições do clima. É preciso, de fato, pressionarmos o Governo Federal para cumprir com as metas de proteção ao ambiente e sobres questões de emissões de gases de efeito estufa. Você pode participar de petições, participar de pesquisas em âmbito federal, acompanhar discussão no Congresso Federal e acompanhar as decisões de nossos ministros e presidente.


E o que a LM faz para contribuir?

Se tem algo que amamos é o impacto social! O nosso público são empreendedores que acreditam em um propósito, querem realizar o sonho de transmitir esse valor para outras pessoas em forma de produto/serviço e necessitam da construção dessa proposta com estratégias bem definidas e ferramentas digitais adequadas. A partir disso, queremos difundir o design social, e fazer com que os empreendedores que estejam criando/recriando a história da marca e procurem a LM para fazer parte dessa narrativa como ferramenta de construção, revertendo parte do faturamento investindo em impacto social.


Agora é a hora! Faça parte desse impacto com a LM, acesse: bit.ly/atendimento-decada-acao


bottom of page