80 Anos da Vila Vicentina de Bauru ganha livro fotográfico que chegará às livrarias em Agosto



Bauru, 14/06/2019 20:20

O livro fotográfico “Velhas Lembranças, Memórias de Vida”, que retrata os 80 anos da Vila Vicentina, abrigo de idosos de Bauru, recebeu convite para distribuição internacional. A edição bilíngue será comercializada também em Portugal e na Espanha. O projeto, desenvolvido entre o abrigo e a LM, agência de comunicação bauruense pautada nos objetivos de desenvolvimento da ONU, é fruto de um projeto de pesquisa da UNESP, já foi convidado honrosamente para participar da Festa Literária Internacional de Paraty, da Bienal do Livro do Rio de Janeiro e do Salão Carioca, que acontecem ainda neste ano, levando consigo a história de várias autoridades e personagens bauruenses.


Figura 2: Família da Vila Vicentina

2020: 80 Anos da Vila Vicentina


A Vila Vicentina, famosa pelo Bazar da Pechincha que organiza em suas dependências, e pelo seu churrasco anual, que em 2019 marca sua 69ª Edição, é um abrigo de idosos de Bauru que tem sua fundação enraizada nas origens de Bauru. Fruto de caridade e voluntariado, a instituição comemora em 2020 o seu Jubileu de Carvalho. Através da mobilização de quarenta vicentinos bauruenses, oriundos da Société de Saint-Vincent-de-Paul, fundada em 1833 em Paris pelo beato Antoine Frédéric Ozanam, essa entidade se tornou uma fortaleza na defesa dos direitos humanos dos excluídos.

Aliando-se a autoridades bauruenses de diversos segmentos, os vicentinos assinaram um manifesto de apelo à população de Bauru, e no dia primeiro de março de 1940, a Vila Vicentina iniciou os trabalhos em um lote doado por Antônio Galvão de Castro, Benedicta Cardoso Madureira e Diógenes Garcia.


“Velhas Lembranças, Memórias de Vida”


Em comemoração aos seus 80 anos, o abrigo de idosos celebra as histórias que acompanham sua trajetória através da obra “Velhas Lembranças, Memórias de Vida”, uma produção Gráfica-Editorial criada a partir de trabalho de pesquisa da UNESP de Bauru com o Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia, por Lucas Fúrio Melara, Ariadne Franco Mathias e Ana Beatriz Pereira de Andrade, alunos e orientadora respectivamente, em parceria com a instituição. O projeto retrata 17 histórias através de ensaios fotográficos produzidos pelos designers bauruenses, junto aos textos oriundos de entrevistas íntimas com idosos abrigados, frequentadores assíduos e voluntários, com destaque ao casal Sérgio e Valentina Úngaro, que trazem suas lembranças do local desde quando começaram a trabalhar na Vila em 1948, e a Fernando Mantovani, benfeitor municipal e banqueteiro com história de vida ligada diretamente ao churrasco da Vila.


Figura 3: Eliseu e Paulo na Capela.

“Colaboração com Mana Bernardes”


O projeto de pesquisa homônimo desenvolvido na graduação da UNESP de Bauru, foi aclamado por promover o cuidado ao idoso em situação de vulnerabilidade social, assim como pauta o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável #3 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, o fazendo através do resgate de memória oral e da fotografia. Em seu desenvolvimento, sua proposta foi apresentada à designer carioca Mana Queiroz Bernardes, artista de renome internacional influenciada pelas práticas do design social e pela sustentabilidade, neta de Sérgio Bernardes, arquiteto notável da história do Rio de Janeiro.


Poeta, designer e artista plástica, Mana Bernardes, que ficou conhecida pela sua caligrafia poética, os famosos manuscritos, já colaborou com diversos artistas, incluindo Marisa Monte e Marcelo Jeneci. Publicou o livro “Mana e Manuscritos”, criou o chinelo “Do Mundo” em parceria com a marca Ipanema, e lançou a performance e série “Desembrulho Poético”, com direção da atriz Vera Holtz. Seu vídeo “Conectar- se Pelo Cordão” rodou seis países selecionados pela mostra da ID magazine, além de ser exposto na Fondation Cartier, em Paris. Suas joias circulam em Museus renomados como MoMA, Inhotim, MAM e MAR. Com sua metodologia social de desenvolvimento autoral, trabalhou com 94 mulheres na execução do “Natal da Transformação”, decorando a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.


Figura 4: Capa do DVD "Verdade Uma Ilusão" de Marisa Monte assinado por Mana Bernardes. Fonte: Reprodução.

Mana Bernardes também se faz presente no livro “Velhas Lembranças, Memórias de Vida”, onde carinhosamente assina capa e faz parte do projeto gráfico, trazendo sua poesia para a história da Vila Vicentina.


“Agenda Cultural”


O “Velhas Lembranças, Memórias de Vida” será lançado oficialmente no dia 25/07/2019, durante a semana de comemoração do aniversário de Bauru, tendo em vista a importância da Vila Vicentina na história do município. Mas a agenda cultural do livro não para por aí.

Entre 10 e 15 de Julho de 2019, o projeto será lançado na Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro - Evento este que conta com público internacional de 50 mil pessoas. O livro vai junto com a exposição fotográfica homônima, que conta com 10 telas fotográficas produzidas em fine art.


No dia 14 de Julho de 2019, dia que ocorre o 69º Churrasco Anual da Vila Vicentina, evento marcado no calendário de Bauru, haverá a exposição da obra literária do lounge “Velhas Lembranças”, durante o evento, já dando a largada para as comemorações de 80 anos do abrigo.


Em 25 de Julho de 2019, ocorrerá a sessão solene de lançamento da obra, acompanhada de sua exposição fotográfica, em coquetel para os parceiros, apoiadores e autoridades locais.

Entre 30 de Agosto e 8 de Setembro, O “Velhas Lembranças, Memórias de Vida” retorna ao Rio de Janeiro como convidado da XIX Bienal do Livro. Novamente no Rio, entre 20 e 24 de Novembro, é a vez da LER - Salão Carioca. Em ambas o livro participa com exposição fotográfica e sessão exclusiva de autógrafos, ao lado de grandes nomes da literatura nacional.


“Como contribuir?”

O projeto, que é 100% beneficente, já está em produção. Porém, para arcar com os custos referentes ao trabalho de editoração em gráfica, a Vila Vicentina e a LM disponibilizaram algumas quantidades da obra com custo mais acessível na Pré-Venda, com foco nas famílias amigas do abrigo, e também procuram empresas parceiras que gostariam de se juntar ao time que irá eternizar a marca de suas empresas nas páginas do livro, que será distribuído nas maiores livrarias do país.


Para comprar um dos 90 exemplares da pré-venda, acesse http://bit.ly/VLMVCompreOLivro e para saber sobre seu plano de mídia, entre em contato com contato.vlmv@gmail.com ou através do fone (14) 3103-0055 para tratar com Marcos Perassoli, responsável pela comunicação da Vila Vicentina.


42 visualizações
LOGO-LMbrnco.png

© 2020 LM&Co.

 

Bauru>

Bauru: R. Manoel Pereira Rolla 18-50

17012-190

São Paulo: R. Dr. Paulo Vieira, 374.

01257-000

CNPJ: 30.613.593/0001-22

(14)981969412

A entrega de produtos pode variar conforme disponibilidade e produção.

xkhgh.png