• Giovanna Akkari

Maracatu e Ritmos de Bauru

Atualizado: 26 de Set de 2019

Fonte: Fabiano Zacarias para Maracatu Abayomi

Maracatu é um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso com origem no estado brasileiro de Pernambuco. Conforme a batida, existem dois tipos: Maracatu Nação (Baque Virado) e Maracatu Rural (Baque Solto). O primeiro, bastante comum na área metropolitana do Recife, é o mais antigo ritmo afro-brasileiro; e o segundo é característico da zona da Mata Norte de Pernambuco. O registro mais antigo que se tem sobre o Maracatu Nação data de 1711, mas o ano de sua origem é incerto. O que se sabe é que ele surgiu em Pernambuco e vem se transformando desde então.


Maracatu em Bauru


Fonte: Acervo Pessoal Maracatu Abayomi


Maracatu Abayomi


1) Quando o Maracatu Abayomi surgiu?

O Maracatu Abayomi surgiu 4 de Agosto de 2014.


2) Quais os horários/locais de aulas? Nós ensaiamos de 15 em 15 dias, aos domingos, às 16h, na sede do Bloco Estação Primavera, no Jardim Redentor.


3) Qual a importância do Maracatu na cultura brasileira, segundo Maracatu Abayomi? O Maracatu, assim como o samba, capoeira, e outros, é uma manifestação religiosa de matriz africana, que segue na própria resistência de existir, e manter viva as tradições que o Brasil colonial até hoje tiveram. É uma cultura e tradição que carregam bandeiras de luta social e de louvor aos seus orixás.

Muguenkyo Bauru Wadaiko - Japão + África


Fonte: Vinicius Sasaki para Maracatu Muguenkyo Bauru

O grupo Muguenkyo Bauru Wadaiko foi criado em maio de 2003, através da orientação do professor Yukihisa Oda na sede do Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru, que iniciou o ensinamento desta arte milenar para jovens e adultos da comunidade brasileira. Seu nome se traduz em “ressonância infinita”, e remete ao pensamento do grupo de que o amor, a amizade e a solidariedade se perpetuem infinitamente sem barreiras através da música do taiko.


1) Quando o Muguenkyo Bauru Wadaiko surgiu?

Com apenas dois meses de treino o grupo se apresentou pela primeira vez na festa dos 30 anos do Templo Xintoísta Paulista Jinja, no bairro Barrocão, município de Duartina, onde foi muito bem recebido pelo público presente, iniciando assim a presença em eventos públicos da região. No dia 23 de maio de 2004, o grupo participou do Campeonato Brasileiro de Taiko, representando a região Noroeste do Estado tendo apresentado uma música original intitulada "Muguem", cativando o público e conquistando a Taça de Mérito Hyogem Komatsy do Jica.


Durante esses anos, fizemos a abertura de comemorações como a passagem da tocha olímpica por Bauru, eventos como Japan fest, tanabata e a festa da cerejeiras, bem como a realização do tradicional festival kawasuji, que reuniu diversos grupos do Brasil, para um final de semana de muito aprendizado. Durante todo esse tempo, o grupo passou a ser liderado pelos próprios integrantes que procuravam organizar o grupo e assim orientar os outros integrantes. Eram alunos que acabam se tornando "professores"O grupo continua na atividade graças ao trabalho duro desses integrantes e do coordenador, Sr. Shozo Nakamine que sempre se esforça para que o grupo continue na ativa.


Hoje, o Muguenkyo é composto por cerca de 30 integrantes, de idades que variam de 8 a 25 anos, de modo que o grupo continua a crescer aprendendo, além de técnicas de músicas novas de taiko, o significado da amizade, união, respeito, disciplina e perseverança


2) Quais os horários/locais de aulas?

Nossos treinos são de sábados, das 14h até as 17h30 na Av. Castelo Banco 36-36 (Recanto Tenrikyo)


3) Qual foi a importância da união em palco do Maracatu e do Taiko?

O Maracatu, além de ser um estilo de percussão, é um modo de manter viva as raízes, cultura, tradições e história afro-brasileira e também uma certa forma de empoderamento. Por isso, é tão importante para a cultura brasileira. Quando tocamos com o grupo maracatu abayomi de bauru, sentimos muito isso. Desde a conexão deles com o instrumento até as letras das músicas e os ritmos. E o mais legal foi que mesmo sendo de origens totalmente diferentes, o taiko e maracatu, conseguimos achar um ritmo/"vibe" em comum, criamos uma conexão, o que acho que mostra o poder desse estilo/música.

Fonte: Acervo Do Muguenkyo Bauru

Para entrar em contato e saber mais, acesse as páginas dos grupos abaixo:


Maracatu Abayomi


Muguenkyo Bauru Wadaiko

0 visualização
LOGO-LMbrnco.png

© 2020 LM&Co.

 

Bauru>

Bauru: R. Manoel Pereira Rolla 18-50

17012-190

São Paulo: R. Dr. Paulo Vieira, 374.

01257-000

CNPJ: 30.613.593/0001-22

(14)981969412

A entrega de produtos pode variar conforme disponibilidade e produção.

xkhgh.png