3 Perguntas: Melanie Retz, A Comunicadora Socioemocional dos Bons Negócios


Foto: Eduardo Kenji

A professora do ECONEG: Unesp é + Negócio, Melanie Retz Godoy dos Santos Zwicker, conta para o quadro #3Perguntas, do Blog da LM&Co., sobre sua experiência enquanto Comunicadora, da UNESP aos anos de Mercado, para ressaltar a importância do seu papel nas organizações.


Melanie é natural de Campinas, mas mora em Bauru desde os 5 anos. Casada, com 3 filhos, é graduada em Jornalismo e em História. Mestre em Comunicação, Melanie desenvolve seu doutorado em Mídia e Tecnologia pela UNESP e se especializa em Neurociência pela Santa Casa de São Paulo, tema este que despontou em sua vida ainda na graduação, ao estudar memórias, dos ferroviários aos internautas. Como jornalista, trabalhou no jornal Gazzeta Mercantil e na Editora Alto Astral, onde trabalhou por mais de 15 anos na produção de revistas e livros, gerindo equipes e novos projetos editoriais de vários segmentos - ciência, comportamento, história, gastronomia, tecnologia -, desenvolvendo revistas como BBC History Brasil, Popular Science Brasil, Supercérebro, Segredos da Mente, Superguia Tech, entre outros.


3 Perguntas


1 - Como você acredita que a Comunicação pode contribuir para o Desenvolvimento Social Sustentável nos Negócios?


Comunicar é fundamental para o ser humano desde sempre, mas hoje sabemos a importância de se entender o interlocutor, seus desejos e necessidades, suas emoções, de colocar-se no lugar dele para que a comunicação seja mais efetiva e sustentável. Saber que o outro é diferente de você, que pensa diferente, que tem experiências diferentes e construir uma cultura de comunicação aberta e colaborativa é fundamental para a sustentabilidade dos negócios.


2 - Durante sua trajetória como comunicadora, você já enfrentou conflitos em que teve que reforçar a importância do Empreendedorismo, da Comunicação e da Inovação, ou que pôde reconhecer a importância desses temas no desenvolvimento de projetos?


Muitos. A mudança, a disrupção, é bastante complexa para o ser humano e, muitas vezes, as pessoas colocam barreiras à inovação por medo do novo. Mudar exige esforço do nosso cérebro, exige desconforto, exige pensar e agir diferente, sair do automático. Como trabalhei muito com o desenvolvimento de novos projetos ao longo de minha carreira, percebi a importância da comunicação no processo de mudança, do quanto é preciso comunicar com assertividade e clareza, compreendendo o interlocutor, suas dúvidas, seus anseios e necessidades, para facilitar a compreensão da mensagem e conseguir engajamento e motivação para a mudança.


3 - Quais são seus objetivos pessoais no seu trabalho? O que você considera seu maior desafio, e o que gostaria de deixar de legado?


Promover autoconhecimento e o desenvolvimento humano através do conhecimento da neurociência e do desenvolvimento de habilidades comunicacionais e socioemocionais, seja no ambiente corporativo, educacional, esportivo, visando o aumento de performance aliado à realização pessoal, profissional e bem-estar físico e mental.

Legado? Gostaria de contribuir para uma cultura de comunicação mais efetiva, afetiva e colaborativa, que leve em consideração o outro e possibilite a construção de ambientes mais colaborativos, inovadores e com segurança psicológica.


Melanie Retz é professora do ECONEG: Unesp é + Negócio, Pós-Graduação em Estratégias Competitivas de Negócios da UNESP Bauru, que está com inscrições abertas até 27/07. Saiba mais clicando aqui!

104 visualizações
  • Instagram Social Icon
  • Facebook
  • Youtube
LOGO-LMbrnco.png

© 2020 LM&Co.

 

Bauru>

Bauru: R. Manoel Pereira Rolla 18-50

17012-190

São Paulo: R. Dr. Paulo Vieira, 374.

01257-000

CNPJ: 30.613.593/0001-22

(14)981969412

A entrega de produtos pode variar conforme disponibilidade e produção.

xkhgh.png
pacto-global.png