3 Perguntas: Lia Vasconcelos, do Mercado às Memórias.

(Foto: Letícia Guimarães Fotografia)


Lia de Albuquerque Vasconcelos é Jornalista, formada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP de Bauru, SP. A menina responsável pela homenagem aos pais na cerimônia de Colação de Grau, ingressou em 2013 e não perdeu tempo para começar a desenvolver projetos, comunicadora nata que é. Acreditando no desenvolvimento da pesquisa, aliada ao ensino e extensão, participou do Projeto Memórias, coordenado pela Profª Drª Maria Cristina Gobbi, Chefe do Departamento de Comunicação Social da FAAC. (2017-2019), que, como foco central no resgate da constituição do conhecimento comunicativo bauruense, teve o objetivo de comemorar e de resgatar a história do DCSO e do Curso de Jornalismo da FAAC.


Então, de forma honrosa, foi convidada a participar do projeto "Velhas Lembranças, Memórias de Vida", coordenado pela Profª Drª Ana Bia Andrade, onde integrou uma equipe multidisciplinar para relatar memórias orais resgatadas de idosos abrigados em uma entidade beneficente de Bauru, o Paiva, coordenado pela Associação Beneficente Cristã.

Foi a responsável pelas poéticas textuais presentes no livro gerado dessa jornada, que contam com delicadeza e sensibilidade os encontros promovidos para desenvolvimento do projeto, que pode ser acessado aqui.


(Foto: Acervo Pessoal/Facebook)


Com suas causas em dia, Lia procurou no mercado a fundação para que a trindade ensino-pesquisa-extensão. Estudou sua linguagem de negócios, que, junto sua excelência, clareza na comunicação e profissionalismo, a tornou uma grande Student Brand Manager da Red Bull, e atual Marketing Manager da Duo no Mundo, idiomas e experiências no exterior.

E não acaba a experiência por aí. Também participou da GOMA, projeto Collab com Jessica Targa e Juliana Pupin, da FAAC, UNESP Bauru, e expressou sua luta através de seu Trabalho de Conclusão de Curso com Sophia Andreazza.



3 PERGUNTAS


I - Como você vê que a Comunicação pode contribuir positivamente com aspectos de empoderamento social?


- O jornalista tem, antes de qualquer aspecto da profissão, um compromisso com a sociedade. Democratizar a informação, torná-la acessível, compreensível, é um passo gigante em direção ao empoderamento político dessa sociedade.


II - O que motiva a Lia a trabalhar com pessoas?


- Trabalhar com comunicação significa se dedicar à fluidez dos cenários e de seus personagens; por isso me encontrei nessa vontade de não só narra-los, mas como também fazer parte deles.


III - Quais são suas causas pessoais? O que você gostaria que seu trabalho deixasse de legado para essas causas?


- Eu sempre admirei o possível impacto positivo da minha profissão. Acredito no potencial das pessoas em olhar o próximo e sair da sua zona de conforto pra compreender melhor o mundo e as necessidades da vida em sociedade. A gente conta histórias que podem inspirar pessoas à mudança.


Lia é autora de "Velhas Lembranças, Memórias de Vida". Colabore com o projeto clicando aqui!

93 visualizações
  • Instagram Social Icon
  • Facebook
  • Youtube
LOGO-LMbrnco.png

© 2020 LM&Co.

 

Bauru>

Bauru: R. Manoel Pereira Rolla 18-50

17012-190

São Paulo: R. Dr. Paulo Vieira, 374.

01257-000

CNPJ: 30.613.593/0001-22

(14)981969412

A entrega de produtos pode variar conforme disponibilidade e produção.

xkhgh.png
pacto-global.png